quinta-feira, 13 de outubro de 2011

4 dicas para melhorar o seu texto



A blogueira americana J. Maureen Henderson dá conselhos e dicas para melhorar o seu texto e facilitar o desenvolvimento



(Crédito: Wrangler/ Shutterstock.com)
(Crédito: Wrangler/ Shutterstock.com)
A escrita deve ser considerada como um jogo de palavras buscando sempre a coesão e coerência

Segundo a blogueira norte-americana J. Maureen Henderson existe uma série de conselhos para se tornar um escritor melhor. Mas o foco parece estar sempre na melhor forma de desenvolver a identidade de “escritor” e não de começar a trabalhar nos textos.

» 4 dicas de como conseguir boas ideias no chuveiro » 6 dicas para montar um bom resumo para estudar às vésperas do Enem 2011 

Para ela, a escrita deve ser considerada como um jogo de palavras buscando sempre a coesão e coerência e organizando as ideias para que o texto fique claro. Como uma grande fã da prática, e não como alguém particularmente interessada em escrever loucamente até seu texto ficar perfeito, os conselhos são:

Escrever mais

Esse conselho é bastante normal. Ser prolixo não é bom. Textos demorados e muito extensos mostram que você não está escrevendo e revisando criticamente. Se você tem vício debilitante em advérbio e não consegue dizer a diferença entre confuso e perplexo e simplesmente escreve o maior volume de parágrafo na prosa, o seu texto não está fluindo bem e isso não faz bem ao seu jogo.

Ler mais

Também conselho padrão, mas novamente ele só funciona se você estiver lendo coisas que ampliem o seu vocabulário ou que é melhor do que você escreve no seu próprio texto. Você deve ser capaz de apreciar e analisar a boa escrita sem cair na armadilha de imitá-la em seu próprio trabalho.

Editar o trabalho de outras pessoas

Isso pode ajudar enormemente. Ao ler o trabalho de outra pessoa é como se você estivesse experimentando o seu texto como uma resposta ao consumidor que você é, e não ao criador. Como isso faz com que você se sinta? O texto está fluindo? O que puxar mais fundo na história? Faça questionamentos que te capacitem a fornecer um feedback construtivo e útil para alguém.

Se ainda não é ficção

A menos que você esteja escrevendo uma lista numerada ou dicas de como fazer, você está contando uma história. Você tem caracteres, você tem que criar um teatro, com conflitos e comédia, sem esquecer o final com a resolução ou não dos problemas. Não importa se eles são pessoas reais ou o produto de sua imaginação, você precisa descobrir como construir uma narrativa atraente ao redor e proporcionar aos leitores uma espécie de pagamento intelectual ou emocional, em troca de seu tempo e atenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário