quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os aspectos positivos e negativos de estudar em grupo para o Enem


Fazer uma revisão coletiva nos dias que antecedem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser eficaz, mas não deve substituir o estudo individual. Provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro


(Crédito: Alexander Raths / Shutterstock.com)
(Crédito: Alexander Raths / Shutterstock.com)
As provas do Enem acontecem nos dias 22 e 23 deste mês

Na contagem regressiva para o Enem(Exame Nacional de Ensino Médio) 2011, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, rever os conceitos estudados é fundamental para fixar pontos importantes. Estudantes que gostam de trocar ideias em grupo encontram uma maneira mais leve de encarar a chegada do exame. Mas os especialistas alertam: é preciso muita disciplina para manter o foco e não trocar a reunião de estudos por um bate-papo entre amigos.

» MEC coloca no ar site com tira-dúvidas do Enem 2011 » Notas do Enem não servem para comparar qualidade das escolas, diz ministro da Educação 

Confira a seguir os aspectos positivos e negativos de estudar em grupo para o Enem: 

Estudar em grupo para o Enem: Novos pontos de vista

O supervisor de língua portuguesa do cursinho Anglo, professor Platão Savioli, afirma que a revisão coletiva ajuda a trazer respostas para aquelas questões insolúveis que um estudo individual não resolve e tende a jogar a dúvida para escanteio. Mas o contato social nos estudos permite a troca de conhecimento, a descoberta de novos pontos de vistas e formas diferentes de se chegar ao resultado de uma equação ou mesmo como aplicar fórmulas de acordo com o raciocínio proposto.


Estudar em grupo para o Enem: Inteligência coletiva é maior que a individual

Não se pode abrir mão do estudo individualizado em momentos finais como esse, mas a grande vantagem do estudo em grupo é a relação de complementaridade: um estudante que domina física ajudar outro que tem dificuldades com exatas, mas que, por sua vez, possui afinidade com geografia e oferece isso em troca. "A inteligência coletiva é maior que a individual", defende Savioli.

Estudar em grupo para o Enem: Mais facilidade para dispersão

leitura silenciosa permite uma capacidade de apreensão mais eficaz da informação, enquanto os estudos em grupo tendem a desviar o foco dos estudantes para conversas corriqueiras. Portanto, é preciso muita determinação para manter a atenção centrada nas questões e evitar uma grande bagunça. "Parece que os alunos não têm mais a paciência do monge ou do estudante solitário. A meditação individual, no entanto, faz com que o estudante pare sobre cada palavra, tentando correlacionar aquela informação com informações que traz na memória", explica Savioli.

Estudar em grupo para o Enem: Um estudante puxa o outro

A estudante Natalia Sato, 19 anos, almeja entrar no curso de Medicina desde 2009. Para não perder o ritmo dos estudos, ela mantém uma jornada de segunda a sábado que começa às 7h e só termina às 19h. Ao menos uma vez por semana, Natália reúne um grupo de cinco amigos que trazem a prova de determinado ano e para fazer uma simulação em tempo real. "Funciona porque um ajuda o outro. Após o simulado, debatemos questão por questão. Quem sabe mais determinado assunto explica para os demais. Essa interação foi responsável por um grande salto nos meus aprendizados."

Estudar em grupo para o Enem: Cansaço é contagioso

Mesmo quem estuda em grupo e vê benefícios dessa prática também alerta para alguns problemas, como o cansaço contagioso. Segundo Natália, nem sempre o encontro rende o esperado devido ao cansaço dos integrantes com a maratona de estudos. Nessa hora, o estudo em grupo tende a ser mais sacrificante. Por isso, é importante sempre se reunir com pique para não prejudicar o seu desempenho e o dos colegas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário