quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas essenciais de redação para fazer a prova do Enem

» 8 temas que podem cair na redação do Enem » Veja algumas dicas para aplicar antes e durante a realização da prova do Enem » Como não entrar para lista das pérolas do Enem 




Requisito de avaliação 1: 

O primeiro nível de avaliação mede a desenvoltura do candidato com a norma culta da língua. É importante que você conheça a linguagem formal e se lembre de escrever de acordo com as regras de português. Uma boa dica é ler muito. Quem segue as regras gramaticais e convenções de escrita ganha pontos extras.



Requisito de avaliação 2:  


Outro fator que a banca costuma avaliar é a capacidade de entender a proposta da redação e estruturar um texto dissertativo. O texto deve ser dividido em introdução (1 parágrafo), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo). Além disso, neste quesito é avaliada a originalidade do candidato. Procure fugir das frases clichês e do senso comum.


Requisito de avaliação 3: 
O que é avaliado neste quesito é a capacidade de o candidato construir uma linha de raciocínio e argumentação, ou seja, sua capacidade de convencimento. Aqui é essencial selecionar fatos, opiniões e argumentos pertinentes para defender as suas ideias.


Requisito de avaliação 4: O quarto requisito avaliado é o de articulação e coesão. Procure não se esquecer dos conectivos (elementos que fazem a união de orações, como "contudo", "portanto", etc). Não se esqueça que as partes do texto devem estar bem conectadas e articuladas.

Requisito de avaliação 5: O último quesito avalia a capacidade do estudante em elaborar boas propostas de solução para a problemática abordada. É muito importante que você proponha soluções para os problemas apresentados, levando em conta os aspectos humanos e as diversidades culturais.


Confira mais dicas para se dar bem em outras diciplinas:


Física:

Fique atento às aplicações da física na sua rotina. Treine a resolução de questões de eletricidade com o uso de aparelhos eletrodomésticos, questões de cinemática com exemplos de carros de corrida e outros transportes e questões de ondas que envolvam as ondas sonoras ou luminosas.


Matemática:

As questões de matemática também devem ser treinadas em questões do cotidiano, como probabilidade com cartas de baralho, semelhança de triângulos com postes e sombras e questões de juros com tarifas bancárias.


História e Geografia:

Nas matérias de história e geografia é importante estar em dia com os conteúdos relacionados às notícias de atualidades, como tsunamis, crises mundiais, meio-ambiente, etc. Além disso, sempre aparecem nas provas questões que relacionem eventos do passado com o tempo atual. Um tema que pode surgir na prova é a comparação da crise de 1929 com a crise econômica atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário